Turismo Rural em Areal

Outros

Escritora arealense é indicada a prêmio literário na Suíça

A escritora Helena Arruda, moradora de Areal há mais de 20 anos, foi selecionada para a sétima edição do Prêmio Talentos Helvéticos Brasileiros, promovido pela editora suíço-brasileira Helvetia Éditions. A premiação acontecerá no Salão do Livro de Genebra, na Suíça, em março deste ano.

A obra contemplada com a indicação é o livro de poesias ‘Há uma flor no abismo’, publicado pela autora em 2021 através da Editora Urutau.

De acordo com Helena, o livro nasceu de inúmeros incômodos e aborda diversas temáticas, como questões políticas, vida e morte, e questionamentos individuais e coletivos.

“O livro carrega uma força, porque é preciso que sejamos fortes para que possamos ‘colher flores no abismo da existência’. Desejo que cada um possa colher sua ‘flor’ e que possa ‘retornar’, em segurança”, disse Arruda sobre a publicação.

Promovido pela editora suíço-brasileira desde 2016, o Prêmio Talentos Helvéticos Brasileiros homenageia obras que se destacaram no cenário cultural dos dois países, incentivando um intercâmbio cultural que visa, também, promover autores independentes.

A escolha das obras premiadas obedece a critérios de originalidade, ineditismo, linguagem, desenvolvimento e criatividade.

Helena Arruda é natural de Petrópolis, mas recebeu do Poder Legislativo de Areal o título de cidadã arealense. Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é pesquisadora, tradutora e revisora, e atuou como professora da rede pública de ensino por 32 anos.

Nas redes sociais, a autora de seis obras literárias se mostrou surpresa com a indicação e agradeceu a Helvetia Éditions e aos jurados da premiação pela seleção.

Helena ainda não sabe se estará presente no dia do evento, marcado para 21 de março, por conta das despesas da viagem.

O livro ‘Há uma flor no abismo’ será lançado, presencialmente, pela primeira vez, em Areal, no dia 3 de fevereiro.

Por Luiza Vantine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *